06 Nov

Desafios da cadeia de valor estendida nos mercados emergentes

Articles
brics

Por traz de cada produto que chega ao mercado existe uma Cadeia de Valor Estendida. A complexidade da Cadeia de Valor, o número de etapas e intermediários envolvidos, depende do setor de atividade e da forma como cada modelo de negócio está estruturado. Todas as empresas integradas pela Cadeia de Valor Estendida iniciam suas atividades através de recursos e adicionam valor com as atividades e processos que executam com o objetivo de atender as necessidades e expectativas dos seus clientes ou consumidores. O consumidor final é quem define como a Cadeia de Valor é remunerada, porque, quanto mais inovador e maior a percepção de valor, maior será sua disposição para pagar pelo valor percebido e, consequentemente, toda a cadeia será melhor remunerada.

Neste começo de século, as empresas de bens de consumo estão buscando o próximo bilhão de consumidores, que estão em grande parte nos mercados emergentes e, sem dúvida, haverá uma transformação na cadeia de suprimentos destes setores nos próximos anos.

O recente crescimento da classe média nestes países trouxe um dinamismo ímpar em vários setores da economia. Os novos consumidores desta classe passam a ter acesso a categorias de produtos que antes não faziam parte da sua cesta de compras. Hoje vivenciamos um fluxo intenso de novos produtos e serviços, gerando a necessidade das empresas buscarem por diferenciação através da inovação para serem competitivas com captura de valor. O comportamento do mercado está em transformação e a proximidade e o conhecimento profundo das necessidades, dos hábitos e das atitudes dos consumidores é essencial para o desenho, o desenvolvimento e a oferta de um portfólio de produtos apropriado.

Grandes corporações já estão adotando o Processo de Inovação Reversa, abrindo laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de produtos nestes países, para desenvolver novos produtos especificamente para estes mercados focando as necessidades e expectativas dos consumidores locais para no futuro lançar estes produtos no mercado internacional. Isto impacta diretamente no processo de desenvolvimento de produtos, nos preços praticados e no sistema logístico destas empresas.

A eficiência no gerenciamento e nos processos utilizados na Cadeia de Valor Estendida será responsável pela potencialização dos ganhos de todos os envolvidos. Os mercados emergentes terão o fornecimento local não somente de “commodities”, mas também de intermediários e produtos de maior valor agregado.

Este é o jogo do relacionamento ganha-ganha. Os consumidores dispostos a pagar por produtos onde percebem valor e as empresas entregando produtos inovadores com eficiência, melhorando o retorno pelo investimento através do gerenciamento eficaz da Cadeia de Valor Estendida.

Nos próximos anos, veremos aumentar o número de empresas implementando estruturas para o desenvolvimento de novos produtos nos mercados emergentes para atender o mercado interno e externo, com a inovação surgindo nestes novos centros, buscando maior e profundo conhecimento dos consumidores locais, estimulando a constituição local de uma Cadeia de Suprimentos que permita o uso dos recursos disponíveis localmente que promovam maior conexão da marca com os consumidores da nova classe média, obtendo produtos considerados exóticos no mercado internacional mas com apelo diferenciado para o lançamento em outros mercados mais desenvolvidos.

A Cadeia de Suprimentos nos mercados emergentes será impactada pelas estratégias das empresas de bens de consumo que buscam a inovação; a eficiência na cadeia de abastecimento com operação local; o conhecimento do consumidor local e o uso de recursos e conceitos locais que atendam o próprio mercado e tenham apelo diferenciado para o posterior lançamento em outros países mais desenvolvidos.

Israel Henrique Stokfisz Feferman

Sócio Diretor da Consideal Consultoria Ltda.

Executivo das áreas de Estratégia e de Inovação

Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial, por quaisquer meios, sem prévia autorização por escrito da Consideal Consultoria Ltda.

.

Share: