09 jul

Marca: Um desafio estratégico

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O mundo globalizado impôs a aceleração de mudanças importantes no ambiente operacional das organizações.

Há pouco tempo, as empresas focavam suas estratégias na introdução lenta de produtos e serviços, atendendo o mercado com produtos semelhantes.  Utilizavam a força de venda tradicional, com o objetivo de ganhar participação de mercado. Esta condição transformou-se para um fluxo intenso de novos produtos e serviços, com grande necessidade de diferenciação e com a força de vendas assumindo o papel de consultoria especializada.

O computador pessoal, por sua vez, permitiu o desenvolvimento do comércio eletrônico, democratizou a informação e os smartphones tornaram a informação disponível em qualquer tempo, em qualquer lugar, incluindo informações sobre produtos e a facilidade de comparação dos benefícios e preços de qualquer bem de consumo em tempo real.

Neste contexto, não é mais suficiente as empresas buscarem pelo mercado potencial, superar as expectativas dos consumidores com seus produtos e seus benefícios e assim garantir a lealdade dos consumidores. Estas ações já se mostram insuficientes e movimentos complementares tornam-se necessários. Desta forma, as organizações devem desenvolver e adotar conjuntamente ações que busquem conectar a marca com o consumidor através de conceitos e experiências diferenciadas junto à marca.

A marca é um dos ativos mais importantes das organizações. Traz personalidade, vida para as empresas e deve ser o principal foco da gestão empresarial para ter identidade e ser capaz de comunicar os objetivos e qualidades da proposta de valor além de diferenciar a empresa de seus concorrentes.

No mundo altamente competitivo que vivemos, a busca pela diferenciação, e portanto, pela inovação não pode ser negligenciado. No século XXI, sobreviverão as empresas inovadoras.

A gestão da marca de forma inovadora é um diferencial determinante para maximizar os resultados do negócio, expressar a cultura organizacional e criar valor para os produtos e serviços, gerando um ciclo virtuoso e base sólida para o lançamento de novos produtos e serviços. A gestão da marca permite valorizar a percepção externa e assim definir os processos organizacionais para construir a imagem e personalidade desejada, cuidando de todos os pontos de contato existentes entre a empresa e seus consumidores.

O consumidor final de qualquer produto ou serviço está sob a influência de fatores emocionais e racionais no momento da compra. Os fatores racionais estão ligados à qualidade, segurança, eficácia, grau de inovação, sensoriais diferenciados no momento do uso do produto e ao atendimento das suas necessidades — fatores motivadores da compra. Por outro lado, entre os fatores emocionais estão a imagem da marca, valor que o indivíduo atribui ou desejo pelo bem em questão, forma de interação com o pessoal de interface da empresa, informação disponível sobre o produto, serviços oferecidos e a experiência com a marca ou a empresa que juntos influenciam a decisão pela escolha do produto que será adquirido. Somam-se a estes fatores outras forças racionais como o valor monetário atribuído, o tempo necessário e grau de dificuldade ter acesso ao produto, como a marca é avaliada pelo grupo social ao qual o consumidor pertence e o risco no uso do produto; como já abordado no artigo “Valor Agregado e Valor percebido: Uma Oportunidade no Brasil” disponibilizado anteriormente neste site.  http://consideal.com.br.s163644.gridserver.com/valor-agregado-e-valor-percebido-uma-oportunidade-no-brasil/

Neste cenário complexo é necessário o uso de modelos e ferramentas de gestão adequadas para que a empresa atinja seus objetivos no mercado alvo de forma competitiva.

As organizações tem a função básica de gerar resultados para o negócio através de relacionamentos lucrativos tanto para as empresas quanto para os seus consumidores, criando valor e satisfação nesta relação.

Uma marca forte e competitiva no mundo globalizado necessita atuar efetivamente na sua gestão. Isto se relaciona com a criação e com a manutenção da confiança, implicando em transparência e absoluta coerência em todas as ações empresariais. Cada aspecto do que a empresa é e faz reforça todo o resto.

A Consideal possui processos, métodos e ferramentas exclusivas que contribuem para a gestão da marca e consequente aumento da competitividade e melhoria dos resultados do negócio de forma sustentada.

 

Israel Henrique Stokfisz Feferman

Sócio Diretor da Consideal Consultoria Ltda.

Executivo das áreas de Estratégia e de Inovação

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